Qual a diferença entre Github e bitbucket?

John Code / 23 de julho de 2020

Qual a diferença entre Github e bitbucket?

GitHub

GitHub

 

O GitHub é uma plataforma colaborativo e controle de versão de desenvolvimento de software, recentemente ele foi comprado pela Microsoft por US $7,5 Bilhões em junho de 2018. O GitHub, que é entregue por meio de  um modelo de Software como negocio (SaaS). Lançado em 2008 utilizando o Git, um sistema que gerenciamento de código aberto, desenvolvido por Linus Torvalds, o criador do LINUX, para produzir software mais rápido.

O Git é usado para guarda o código-fonte de um projeto e procurar o histórico completo de todas as modificações realizadas nesse código.

O GitHub permite que os desenvolvedores façam modificação em um software de seus repositórios públicos gratuitamente, mas cobra por repositórios privados, oferecendo vários planos pagos. Cada repositório público ou privado contém todos os arquivos de um projeto, bem como o histórico de revisão de cada arquivo. Os repositórios podem ter vários colaboradores e podem ser públicos ou privados.

3 termos importantes do GitHub

Fork também conhecido como branch, é simplesmente um repositório que foi copiado da conta de um membro para a conta de outro membro. Essa copia permite que um desenvolvedor faça modificações sem afetar o código original.
Pull request se o desenvolvedor quiser compartilhar as modificações, ele poderá enviar um pull request ao proprietário do repositório original. Se, depois de revisar as modificações, o proprietário original quiser puxar as modificações para o repositório.
Merge o proprietário original pode puxar as modificações para o repositório, aceitando as modificações e mesclando com o repositório original.

Como usar o GitHub

o GitHub é uma ferramenta intuitiva de usar e suas ferramentas de controle de versão são tão úteis para colaboração, os até pessoas que não são programadores começaram a usar o GitHub para trabalhar em projetos de multimídia e documentos.

Produtos e recursos do GitHub

O GitHub oferece uma versão local, além do bem conhecido produto SaaS.

O GitHub Enterprise suporta ambientes de desenvolvimento integrados e integração contínua de ferramentas de integração, bem como uma série de aplicativos e serviços de terceiros. Oferece maior segurança e auditabilidade do que a versão SaaS.

BitBucket

bitbucket

 

Bitbucket é nossa solução de gerenciamento de repositório Git projetada para equipes profissionais. Ele fornece um local central para gerenciar repositórios git, colaborar em seu código-fonte e guiá-lo pelo fluxo de desenvolvimento. Ele fornece recursos impressionantes que incluem:

O Bitbucket Cloud é hospedado nos servidores da Atlassian e acessado por meio de um URL. O Bitbucket Cloud possui uma ferramenta exclusiva integrada de integração contínua, Pipelines, que permite que você construa, teste e implante diretamente no Bitbucket. No entanto, existem algumas funções restritas nos aplicativos Atlassian Cloud.

O Bitbucket Server está hospedado no local, em seu ambiente. Ele não vem com uma ferramenta integrada de teste e implementação, mas possui fortes integrações com a Bamboo, uma poderosa ferramenta de integração contínua que permite automatizar completamente seus processos de criação.

O Bitbucket Data Center  parece uma única instância do Bitbucket Server para os usuários, mas está hospedado em vários servidores em um cluster em seu ambiente. Isso fornece benefícios importantes:

Desempenho em escala: Um cluster de muitas máquinas pode lidar com mais carga do que uma única máquina.
Alta disponibilidade: se um nó de cluster ficar inativo, os nós de cluster restantes poderão continuar atendendo as solicitações, para que ocorra pouca ou nenhuma perda de disponibilidade.
Espelhamento inteligente: O espelhamento inteligente pode melhorar as velocidades do clone do Git para equipes distribuídas que trabalham com grandes repositórios.

O BitBucket oferece alguns repositórios privados gratuitos, possibilitando pequenas empresas que não tem um grande numero de projetos utiliza-lo sem custo.