Como Instalar o WordPress em um Localhost

John Code / 23 de julho de 2020

Se você tem a necessidade de desenvolver o site, blog seja para você ou para um cliente, então você deve fazer a instalação do WordPress em seu ambiente local. Com isso será possível fazer testes e desenvolver com mais tranquilidade.

Para a instalação do WordPress local vou partir do principio que você já tenha instalado um servidor web local em sua maquina, LAMP, WAMP OU MAMP.
O que vamos fazer:

  1. Fazer  o download do WordPress:
  2. Extrair os arquivos em sua pasta do seu diretório localhost, estou utilizando o wamp então o meu diretório será c:/wamp64/www/nome da pasta que escolheu
  3. Criação do banco de dados no localhost/phpmyadmin
  4. Finalizar a configuração do WordPress em localhost/nome da pasta que criou

Fazendo o download

Para fazer o download basta ir ao site do WordPress e fazer o download dos arquivos

Fazer download do WordPress

Extrair os arquivos em sua pasta do seu diretório localhost

Extraia os arquivos baixados em um diretório da sua escolha.

extração dos arquivos no diretório

 

Criação do banco de dados

Apos ter feito a extração dos arquivos no diretório será preciso criar um banco de dados no seu phpmyadmin acesse em um navegador o endereço localhost/phpmyadmin

Crie um banco com um nome da sua escolha

criação do banco de dados no localhost

 

Finalizar a configuração do WordPress em localhost

Apos a primeira tela clique no botão “Vamos lá!”, vai aparecer uma tela igual a imagem a baixo, preencha os campos com as informações correspondentes sendo

  • Nome do bando de dados o banco de dados criado para essa aplicação
  • Nome de usuário o nome de acesso ao seu phpmyadmin
  • Senha a senha de acesso ao seu phpmyadmin
  • o servidor pode manter o mesmo
  • Prefixo da tabela, por motivo de segurança é muito importante que ele seja mudado de wp_ para um de sua escolha.Configurando conexão ao banco de dados

 

Preenchendo os campos corretamente você recebera uma mensagem de sucesso, “Muito bem! Você concluiu esta parte da instalação. Agora o WordPress pode se comunicar com seu banco de dados. Se você estiver pronto, é hora de…”

Na ultima etapa o WordPress é necessário dar um nome ao site, cria uma nome de usuário e senha para acessar o painel administrativo e um e-mail.

Como o projeto esta em fase de desenvolvimento, é importante marca a opção para evitar que mecanismos de busca   indexem esse site.

Configurando nome do projeto usuário e senha de acesso ao painel administrativo

 

Pronto, esta configurado o WordPress em um ambiente local, o Wordress por default com 3 temas pre instalados, voltado a acessar o link localhost/nome do seu projeto o WordPress vai esta funcionando.

Qual o próximo passo  ?

Agora é aprender a desenvolver o tema com as necessidades do projeto, criando um thema e utilizar plugins que facilite a criação e manutenção de um site.