Como Instalar o WordPress em um Localhost
John Code / 23 de julho de 2020
Se você tem a necessidade de desenvolver o site, blog seja para você ou para um cliente, então você deve fazer a instalação do WordPress em seu ambiente local. Com isso será possível fazer testes e desenvolver com mais tranquilidade.
Para a instalação do WordPress local vou partir do principio que você já tenha instalado um servidor web local em sua maquina, LAMP, WAMP OU MAMP.
O que vamos fazer:
- Fazer o download do WordPress:
- Extrair os arquivos em sua pasta do seu diretório localhost, estou utilizando o wamp então o meu diretório será c:/wamp64/www/nome da pasta que escolheu
- Criação do banco de dados no localhost/phpmyadmin
- Finalizar a configuração do WordPress em localhost/nome da pasta que criou
Fazendo o download
Para fazer o download basta ir ao site do WordPress e fazer o download dos arquivos
Extrair os arquivos em sua pasta do seu diretório localhost
Extraia os arquivos baixados em um diretório da sua escolha.
Criação do banco de dados
Apos ter feito a extração dos arquivos no diretório será preciso criar um banco de dados no seu phpmyadmin acesse em um navegador o endereço localhost/phpmyadmin
Crie um banco com um nome da sua escolha
Finalizar a configuração do WordPress em localhost
Apos a primeira tela clique no botão “Vamos lá!”, vai aparecer uma tela igual a imagem a baixo, preencha os campos com as informações correspondentes sendo
- Nome do bando de dados o banco de dados criado para essa aplicação
- Nome de usuário o nome de acesso ao seu phpmyadmin
- Senha a senha de acesso ao seu phpmyadmin
- o servidor pode manter o mesmo
- Prefixo da tabela, por motivo de segurança é muito importante que ele seja mudado de wp_ para um de sua escolha.
Preenchendo os campos corretamente você recebera uma mensagem de sucesso, “Muito bem! Você concluiu esta parte da instalação. Agora o WordPress pode se comunicar com seu banco de dados. Se você estiver pronto, é hora de…”
Na ultima etapa o WordPress é necessário dar um nome ao site, cria uma nome de usuário e senha para acessar o painel administrativo e um e-mail.
Como o projeto esta em fase de desenvolvimento, é importante marca a opção para evitar que mecanismos de busca indexem esse site.
Pronto, esta configurado o WordPress em um ambiente local, o Wordress por default com 3 temas pre instalados, voltado a acessar o link localhost/nome do seu projeto o WordPress vai esta funcionando.
Qual o próximo passo ?
Agora é aprender a desenvolver o tema com as necessidades do projeto, criando um thema e utilizar plugins que facilite a criação e manutenção de um site.