5 Razões para ter um site responsivo

John Code / 23 de julho de 2020

Com a grande variedade de dispositivos que acessam a internet, ter um site responsivo é muito importante para qualquer empresa. Segundo uma pesquisa realizada pelo Google:

  • 89% dos usuários procuram informações, serviços, produtos de empresas e locais, utilizando smartphones.
  • Quando o site não é exibido corretamente em dispositivos moveis, 32% dos usuários ficam frustados.
  • Enquanto visitam as lojas físicas, 13% dos brasileiros coparam os preços usando os celulares.
  • Compras utilizando dispositivos moveis são feitas por 30% dos brasileiros.

Entretanto muitas empresas não possuem sites responsivos que se adaptam em smartphone, tablets. Isso não gera apenas um desconforto ao usuário, mas faz com que a empresa perca oportunidades de negocio.

Vamos entender o que é um site responsivo

Sites responsivos são sites que conseguem se adaptar em qualquer resolução. Ao contrario dos sites que utilizam template móvel, onde é necessário ter 2 sites diferentes um para Desktop e outro para celular. Essa necessidade de um segundo site já aumenta o tempo de manutenção e suporte.

A principal vantagem dos site responsivo é que eles sempre vão se adaptar a qualquer resolução, as já existentes e as novas. E o seu tempo de manutenção sempre sera mais rápido.

Nesse artigo vou listar 5 razões para ter um site responsivo.

1 – Priorizar a experiencia do usuário

A experiencia do usuário é o mais importante e sempre traz resultados positivos.

Segundo o  Google Think Insights, quando o usuário acessa uma pagina utilizando um dispositivo mobile e não encontra o que procurar, existem 61% que ele desista e parta para outro site, não queremos que isso aconteça não é mesmo.

Por outro lado. se ele tem uma experiencia satisfatório, as probabilidades dele converter em seu produto ou serviço são de 67%.

Peque você como exemplo. Sempre que navega por sites com elementos desalinhados, você fica satisfeito?

2 – SEO e Mobilegeddon

O Google prefere sites responsivos, principalmente quando a busca é feita por dispositivos mobile. Naturalmente o trafego orgânico do seu site aumentara.

Com isso,  independente do dispositivo que o usuário esteja fazendo a a busca, ter um site responsivo ajuda que ele apareça no resultado da pesquisa.

Em 2015 o Google fez uma alteração que ganhou o apelido carinhoso de Mobilegeddon (Mobile + Armageddon).

A intenção do Google é favorecer os sites responsivos ou que possuem uma versão mobile em relação aos que não possuem. A Resultados digitais fala mais afundo em seu post “Mobilegeddon: seu site está preparado?”.

Alem disso, não vai ocorre alteração na estrutura do URL, o que também melhorar o ranqueamento e a visibilidade para os robôs de busca.

3 – Aumento das vendas

Segundo o relatório, Digital, Social & Mobile 2015, 15% dos brasileiros que navegam utilizando dispositivos mobile fizera uma compra nos últimos 30 dias.

Nesse ponto a preferencia ainda é os desktop, que em relação ao mesmo quesito tem uma taxa de 36%.

De qualquer forma, os números mostram uma tendencia que esta em crescimento. Ter um site responsivo ou um aplicativo para um ecommerce, é uma oportunidade de aumentar suas compras.

4 – Acesso mobile está em constante crescimento

Ainda baseado no relatório, Digital, Social & Mobile 2015, 39% da população total brasileira já possui acesso à internet via dispositivo mobile, a porcentagem representa 79 milhões de brasileiros.
A tendência de crescimento é confirmada na mesma pesquisa, que mostra um crescimento de 109% de pageviews via dispositivos mobile e uma diminuição de 12% de pageviews utilizando desktop.

5 – Indexação prioritária de sites mobile no Google

Em março de 2018, o Google anunciou que passou a priorizar a versão mobile de um site na hora de indexá-lo. Segundo o comunicado, essa alteração não vai alterar o ranqueamento diretamente – isso já ocorria pelas rações apresentadas no item 2 deste post.

Antes dessa alteração, versões desktop eram priorizadas, o que causava conflito em caso de diferença no conteúdo.

Esse é um indicio que os sites com versão mobile são mais importantes para os buscadores.

Conclusão

Os dispositivos móveis já são uma realidade. Não é mais o futuro é o presente.

Não é um impossível afirmar que há pessoas que utilizem apenas dispositivos mobile para navegar na internet.

E que sequer algumas tenham desktop em casa. Afinal os smartphones estão com conosco a maior parte do nosso dia e utilizara-lo é muito mais pratico.